sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Yara Borges


Minha dúvida

Não sei onde estou
Não sei para onde vou
Não sei qual caminho percorrer
Só sei que quero estar lá
Quero sorrir, chorar
Chegar e ficar,
Onde o coração cantarolar
Onde a pessoa que vos fala
Finalmente se encontrar

Crítica à sociedade

  Do latim societas, segundo o dicionário: reunião de pessoas unidas pela origem ou por leis; parceria; associação amistosa com os outros.
  Amistosa? Onde? Vejo pessoas roubando, matando e chorando. Tudo isso graças à "associação amistosa" entre brancos, mulatos, pardos, negros e orientais!
  As pessoas reclamam muito dos problemas sociais, econômicos e políticos do mundo. Mas elas não percebem que elas mesmas são os problemas. Elas causam os problemas. São egoístas, julgam, trapaceiam, passam por cima dos outros para conseguirem o famoso "sucesso", julgado ser o recanto da felicidade. Será mesmo?
  O lucro imposto pela sociedade capitalista, força e separação entre as pessoas, força e competição, a discriminação, a trapaça, as diferenças econômicas, e de certa forma, consequentemente, os atos de níveis de suicídio, que são quase sempre praticados não só por problemas financeiros, como problemas de autoestima, autoafirmação perante a sociedade, sendo este último o resumo de quase tudo.
  A mídia é um forte aliado nesses problemas. Ela impõem padrões como beleza, estilo de vida "feliz", o que leva às pessoas, principalmente jovens a pensarem que são perdedores por não terem o que a mídia julga ser bom, causando vícios em tóxicos, suicidas e marginais, pessoas estas que a própria sociedade cria e ainda reclama.
  Certa parcela de pessoas tem consciência de onde o mundo vai parar. E estas ajudam sofredores materialmente, emocionalmente e moralmente.Lutam para preservar princípios que realmente valem a pena. Se tivermos um pouco mais de atenção, perceberemos que hoje em dia, quase "todos" são bons. Mas não é bem assim. Muitos, os que têm condições de seguirem  os padrões de felicidade impostos pela mídia, não ligam para esse tipo de "papo". Escutam, mas não ouvem, ou fingem que não ouvem, na maioria das vezes, são esses os "burguesinhos". São estes também, a maior parte dos que julgam ser "falsos" os que realmente querem ajudar. Mas isso acontece mesmo. A sombra sempre ataca a luz. Sempre!
  Precisamos  ficar atentos sobre a verdadeira personalidade das pessoas que nos rodeiam. Pois de uma hora para outra, o cordeiro pode virar leão e até mesmo vice e versa. E ao contrário do que todos pensam, não é consciência que está em falta, mas sim ações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário